O que é Cultura Organizacional?

Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimentos, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. TYLOR, Primitive Culture (1985, p.4)

...Cultura Organizacional é a junção dos valores éticos e morais, princípios institucionais, crenças, política, sistemas, e clima organizacional, que influenciam e modificam o trabalho...

Para Marchiori, autora do livro “Cultura E Comunicação Organizacional Um Olhar Estratégico Sobre A Organização”, diz que “a cultura se forma através dos grupos e da personalidade da organização. Os grupos se relacionam, desenvolvendo formas de agir e ser que vão sendo incorporadas por este grupo. “A partir do momento que o grupo passa a agir automaticamente a cultura está enraizada e incorporada”. Ainda diz que "você só forma uma cultura a partir do momento em que as pessoas se relacionam e, se elas se relacionam, elas estão se comunicando, a comunicação baseia-se na compreensão".

Para entender melhor o que é Cultura Organizacional assista ao vídeo, ela mostra de forma cômica como funciona a cultura organizacional e como dentro de uma organizacional tudo está ligado.

Como o vídeo propõe, as pessoas estão em constante construção de cultura, e em muitas vezes dão sequência a costumes já impostos sem nem mesmo uma construção ideológica sobre eles. A Cultura Organizacional também funciona dessa forma, passada de gerações em gerações, as pessoas se inserem nesse meio e dão continuidade à historia. E esses costumes fazem parte do contexto da organização.

Fatores como estes e muitos outros sobre a cultura nas organizações que fazem o trabalho de um Relações Públicas ser tao dinâmico e desafiador. E o objetivo deste blog é sempre trazer novos fatores que fazem nós pensarmos sobre nossa profissão sempre em novas perspectivas.

Não perca as próximas informações do Blog,
e colabore com suas experiências!

Indicação:
Cultura E Comunicação Organizacional Um Olhar Estratégico Sobre A Organização
De MARLENE REGINA MARCHIORI
Editora: DIFUSAO EDITORA

O livro fala da comunicação corporativa por meio da gestão de pessoas. Ultrapassa a racionalidade técnica das ações e traça um paralelo reflexivo entre a visão de mundo e a evolução das organizações. Mostra um estudo da cultura seguinte seus significados e conceitos levando um olhar estratégico.

Escrito por: Aline Zamboti, Fernanda Lopes e Raquel Zanon

posted under |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início

Pesquise no Cultura S.A

Carregando...

Followers


Recent Comments