Rituais e Crenças nas Organizações

Como havíamos falado na semana passada, a cultura organizacional diz muito sobre o que a organização é. No contexto de cultura, podemos relacionar os valores da empresa, sua missão, filosofia, os costumes dos funcionários, o organograma da empresa, suas divisões de departamentos, arquitetura, serviços ou produtos, pela forma como as pessoas trabalham, enfim, há diversas características e detalhes que podem nos dar referências sobre a cultura de uma organização.

Dentro destes valores, podemos citar também alguns costumes comuns, característicos de culturas distintas, que são os rituais, ideologias, crenças diversas, a simbologia. Tudo aquilo que um grupo de pessoas acreditam e que definem o comportamento de diversas pessoas em uma empresa.

Esses rituais e crenças definem o dia a dia das pessoas, como elas reagem a diversas situações e como podem ser motivadas.

O filme "Senhor das Moscas", fala de um grupo de crianças que sofreram um naufrágio, e forar parar sozinhos em uma ilha deserta, se que um adulto tivesse sobrevivido. O vídeo a seguir mostrará situações de como funcionam as crenças de um grupo e como ocorre a disseminação de valores e a relação cotidiana entre as pessoas, por meio de rituais e símbolos, dentro de uma organização.





Existem quatro tipos de ritos; ritos de passagem, que facilitam a mudança de posição status ou tarefa dos indivíduos da organização; ritos de degradação, quando há demissão ou processos de aposentadoria de funcionários; ritos de integração, normalmente feito para os novos funcionários; ritos de esforço, que são celebrações de êxito e; ritos de renovação, que dão o sentido de amadurecimento e construção, melhorias que estão sendo feitas.

Os símbolos são artefatos que ganham significado e crença é tudo aquilo que a organização acredita. Esse dois elementos formam o público interno e caracterizam culturas.

Escrito por: Aline Zamboti, Fernanda Lopes e Raquel Zanon

posted under |

Um comentário:

Patricia disse...

Oi, será que ao invés de usar a palavra "rito" para designar todo esse conjunto de gestos de valor simbólico dentro de uma organização, não seria melhor usar a palavra "ritual"? Gostaria de saber a sua opinião a respeito.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início

Pesquise no Cultura S.A

Carregando...

Followers


Recent Comments