Cultura Nacional

Segundo Fernando Motta e Miguel Caldas, dois administradores conceituados, a cultura organizacional sempre traz, de alguma forma, reflexos da cultura nacional, o que torna necessário entender uma para se conhecer a outra.

Não basta querer implementar certos modelos de gestão se esses não se encaixarem na realidade brasileira. Por isso, é importante conhecer a cultura nacional para saber qual a melhor forma de se relacionar e administrar pessoas.

O Brasil é um país marcado pela heterogeneidade e diversidade cultural. Isso implica em uma grande dificuldade em definir os traços nacionais. (...)
São os valores pessoais que definem o modo que as pessoas interagem umas com as
outras e, sobretudo como se comportam, sentem, pensam, agem e trabalham, por isso
desempenham papel fundamental para o sucesso das organizações.
Segundo Freitas (1997), existem cinco principais traços brasileiros, que podem ser
facilmente visualizados e associados no cotidiano de organizações brasileiras. São
esses: hierarquia, personalismo, malandragem, sensualismo e aventureiro. Juliana Borja




Vale ressaltar que o brasileiro parte do pressuposto de que tudo que vem de fora do país “é bom, bonito e perfeito”. Empresas, quando sentem a necessidade de implantar algum modelo de gestão ou até mesmo realizar alguma mudança, se baseiam em padrões estrangeiras, esquecendo que a realidade basileira é outra.

É impressindível estudar a aplicabilidade desses modelos e adaptações, levando em consideração as especificidades culturais, institucionais e organizacionais do nosso país.

Se quer saber um pouco mais sobre a formação histórica do Brasil, acesse o blog AparátTo, lá tem resumidamente um contexto histórico para quem se interessar ao assunto.


bibliografia: A FORMAÇÃO DA CULTURA NACIONAL E SEUS IMPACTOS NA
CULTURA DAS ORGANIZAÇÕES DO BRASIL, Juliana Borja.




Escrito por Aline Zamboti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início

Pesquise no Cultura S.A

Carregando...

Followers


Recent Comments